Google

terça-feira, junho 06, 2006

Vendas por telefone: como lidar

1.Se te querem emprestar dinheiro, diz que vem mesmo a calhar porque acabaste de declarar falência e realmente andas a precisar de umas massas.
2. Se eles começarem por te perguntar “Como está?” responde “ Porque pergunta?”. Alternativamente podes responder “ Ainda bem que pergunta... hoje em dia ninguém me liga nenhuma e estou cheio/a de problemas; a minha artrite piora a olhos vistos, tenho as pestanas doridas, o meu gato está com uma tremenda diarreia..., etc.”.
3. Se te disserem “Chamo-me Manuel, da empresa XPTO” pede para soletrar o nome. Depois pede para soletrar o nome da empresa. Depois pergunta a morada da empresa. Continua a colocar questões pessoais e sobre a empresa, durante o máximo tempo possível.
4. Esta funciona muito bem se fores homem:
Televendedora: “ Bom dia, chamo-me Judite e sou da companhia XPTO...”
Esperas uns segundos e respondes com uma voz profunda “ Que roupa estás a usar?”.
5. Responde surpreso “ Judite? És mesmo tu? Ai meu Deus! Judite, como tens passado?” isto desconcertará a Judite que passará por momentos aflitivos ao tentar lembrar-se de onde se conhecem.
6. Diz “Não” repetidamente. Varia o tom de voz usado em cada “Não” e usa um ritmo certo, mesmo quando eles tentam falar. Melhor ainda se conseguires que eles desliguem.
7. Se alguma operadora telefónica ligar a tentar que subscrevas algum tarifário tipo Plano Família e Amigos, responde com uma voz sinistra: “Não tenho amigos... quer ser meu amigo?”
8. Se fôr uma empresa de limpeza a ligar, pergunta: “Conseguem limpar sangue? Sangue de cabra? E sangue humano?”
9. Responde que os Senhores não estão em casa e que és simplesmente o mordomo.
10. Diz ao televendedor que trabalhas para a mesma empresa. Normalmente não se pode vender a colegas.
11. Atende o telefone. Assim que te apercebes que é um televendedor, deixa cair o auscultador na mesa e grita “NÃO, NÃO, AI MEU DEUS!!!!” e depois desliga.
12. Diz ao televendedor que estás ocupado de momento, e pede-lhe o seu n.º de casa, porque lhe ligarás assim que puderes. Quando eles te explicarem que os vendedores não podem facultar os seus n.ºs, responde “Parece então que vocês não querem que os aborreçam em casa, certo?”. O televendedor concordará e tu acrescentarás “POIS EU TAMBÉM NÃO!!!” e desliga.
13. Pede-lhes para repetir tudo o que dizem, várias vezes.
14. Diz-lhes que estás a jantar mas que por favor aguarde. Põe o telefone em alta voz e continua a comer (espafatalhosamente). Se tiveres companhia, continua a conversa normalmente.
15. Diz-lhes que estás em prisão domiciliária e pede-lhes se te podem trazer cerveja e cigarros.
16. Pede-lhes que te enviem a informação por fax. Depois inventa um n.º
17. Responde-lhes “Está bem, vou ouvi-lo(a). Mas aviso já que estou completamente nú.”
18. Insiste que quem te está a ligar é o teu amigo Quim, a pregar-te uma partida. “Vá lá, Quim, deixa-te disso! A sério, já chega!!!”
19. Diz-lhes que és duro de ouvido e que eles precisam de falar alto... alto... mais alto... MAIS ALTO...
20. Pede-lhes para falarem MUITO DEVAGARINHO, porque queres tomar nota de TODAS AS PALAVRAS.

2 comments:

Blogger Gillie said...

Confesso que já usei aquela do 'os donos de casa não estão. Não faço ideia quando voltam'. Funciona lindamente!
Melhor ainda é a técnica do meu pai: atende e diz 'Não está!', deligando logo a seguir. Sem querer, ainda nos divertimos imenso com estes fulanos!

junho 10, 2006 1:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

julho 21, 2006 7:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter