Google

terça-feira, junho 13, 2006

Administratium


O mais pesado elemento conhecido pela ciência foi recentemente descoberto num laboratório nacional.
O elemento, a que foi chamado administratium (Ad), não possui electrões nem protões, tendo portanto um número atómico igual a zero. Possui no entanto 1 neutrão, 18 vice neutrões, 125 sub-vice neutrões e 300 pré-sub-vice neutrões, concedendo-lhe assim uma massa atómica de 444. Estas 444 partículas mantêem-se juntas e estáveis no núcleo, graças a uma troca contínua de forças entre partículas do tipo mesão (quark e anti-quark), chamadas graxistans ou lambebotans.
Não possuindo portanto quaisquer electrões, o administratium é um inerte. No entanto, consegue ser quimicamente detectado, já que impede qualquer reacção na qual tome parte. De acordo com os cientistas que descobriram o novo elemento, se uma reacção química que normalmente ocorre em segundos fôr submetida à presença do administratium, poderá demorar de 4 a 7 dias a concluir.
O administratium tem uma semi-vida de aproximadamente 4 anos, não se detiorando completamente ao fim deste período. Curiosamente, passa por uma reorganização interna em que os vice neutrões, os sub-vice neutrões e os pré-sub-vice neutrões trocam de posição. A tendência observada é de um aumento da massa atómica após cada reorganização.

Pesquisas revelam que o administratium surge naturalmente na atmosfera. Tende a concentrar-se em determinados locais, tais como edifícios governamentais, grandes empresas e universidades.
Os cientistas salientam que o administratium é tóxico, qualquer que seja o nível de concentração, e que facilmente destrói qualquer reacção produtiva. Têem sido levado a cabo testes a fim de determinar a possibilidade de controlar o administratium prevenindo danos irreversíveis, sem resultados promissores.
Afinal, de onde provém o administratium?
As mais recentes pesquisas revelaram a origem exacta do administratium. Este elemento é um refinado duma substância amorfa, semelhante ao alcatrão mas muito mais viscoso e pegajoso. A esta substância foi atribuída o nome de burocratite.

Burocratite:
Qualquer contacto com a burocratite deve ser evitada, já que este composto como que quase imobiliza qualquer reacção produtiva e de progresso.
Algo que desafortunamente se aventure num qualquer silo de burocratite, é instantaneamente enleado e coberto com a substância betuminosa, apesar de poder demorar semanas ou meses até submergir completamente.
A extracção de um destes silos, é sempre longa e dolorosa, raramente completa e bem sucedida. Muitos desafortunados são assombrados por supostos restos inócuos da substância, que surgem nos mais inesperados e inconvenientes locais e horas.
Pessoas expostas à burocratite exibem perigosos e elevados níveis de tensão arterial, ritmo cardíaco e temperatura corporal, juntamente com alta instabilidade emocional.

Autor desconhecido (original em inglês)
Traduzido e adaptado by Lobo Mau

Free Hit Counter